quinta-feira, 18 de maio de 2017

Regras Gerais





REGULAMENTO GERAL
8º ENCONTRO DE QUALIDADE DE VIDA
EMBRAPA-NORTE-2017





REGULAMENTO GERAL

I - DA ORGANIZAÇÃO

1.1 Este regulamento visa estabelecer as normas que regerão o 8º ENCONTRO DE QUALIDADE DE VIDA EMBRAPA/FAEE – NORTE, que será realizado em Palmas, TO, no período de 10 a 16 de setembro de 2016 patrocinado pela FAEE e organizado pela Associação dos Empregados da Embrapa Pesca e Aquicultura – AEEPA.

1.2 A presidente da AEEPA designará uma Comissão Organizadora, que será responsável pela organização dos jogos, podendo esta designar Comitês e Comissões, contratar técnicos e especialistas, árbitros e apontadores para auxiliar na organização do evento.

II - DA FINALIDADE

2.1 O 8º ENCONTRO DE QUALIDADE DE VIDA EMBRAPA/FAEE - NORTE visa a integração dos empregados das unidades da Embrapa localizadas na região Norte, filiados às suas respectivas associações, com a prática de atividades sociais, culturais e desportivas.
2.2 Estão previstas atividades cerimoniais e socioculturais como: solenidade de abertura, desfile das delegações, escolha da miss e mister do encontro, passeios turísticos, bingo, gincana, solenidade de encerramento, entrega de troféus e medalhas e confraternização dos participantes.
2.3 Estão previstas as seguintes atividades desportivas:

Corrida rústica
Distância para o masculino: 2.400m
Distância para o feminino: 1.600m
Categorias: livre e acima de 45 anos
Natação
Distância para o masculino e feminino: 25m
Categorias: livre e acima de 45 anos
Tênis de Mesa individual (masculino e feminino);
Futebol Society (masculino);
Futebol Society (feminino);
Futsal masculino;
Voleibol de quadra (masculino e feminino);
Voleibol de areia 4x4 (misto);
Cabo-de-guerra (misto);
Dominó (dupla);
Sinuca (individual e dupla);
Xadrez;
Dama;
Truco (dupla);
Concurso culinário;
Campeonato de pesca.

III - DOS PARTICIPANTES

3.1 Foram convidadas as seguintes associações:

AEE/ Acre
AEE/Amapá
AEE/Amazonas
AEE/Oeste Paraense
AEE/Pará
AEE/Rondônia
AEE/Roraima
AEE/Tocantins

3.2 Poderão participar dos jogos, na qualidade de atletas:

Empregados e aposentados da Embrapa, que sejam sócios da AEE e segurados FAEE, e seus dependentes (cônjuges e filhos).

Parágrafo primeiro: Os dependentes participarão como atletas somente nas modalidades coletivas (futsal masculino, futebol society masculino e vôlei de areia misto, vôlei de quadra masculino e cabo de guerra misto). Serão aceitas inscrições de no máximo 4 dependentes por modalidade. Para o futsal e vôlei masculino só serão permitidos um atleta jogando, ao passo que nas demais modalidades serão permitidos dois atletas.
Parágrafo segundo: Só poderão participar dos jogos atletas maiores de 18 anos.

IV - DAS INSCRIÇÕES

4.1 Para os atletas serem considerados aptos a participar das modalidades esportivas, as AEEs devem enviar à Comissão Organizadora uma listagem dos empregados de cada unidade, que irão participar das competições, em que conste: o nome completo, a data de nascimento e o número de matrícula funcional até o dia 31 de julho de 2017, para o e-mail associacaoaeepa@gmail.com. Todos os dados informados serão checados no momento das inscrições nas modalidades esportivas. Os atletas deverão apresentar os documentos originais para conferência (se for solicitado). As AEEs terão que preparar uma relação/listagem dos dependentes de cada Unidade, que irão participar das competições, indicando o Empregado ao qual estarão vinculados, a ser entregue juntamente com a lista dos empregados.

4.2 O número de inscritos por modalidade será:
Natação (masculino e feminino) – 1 atleta por categoria;
Tênis de Mesa individual (masculino e feminino) – 1 atleta por categoria;
Futebol Society (masculino e feminino) – até 14 atletas na categoria masculina e 12 atletas na categoria feminina;
Futebol de Salão (masculino) – até 12 atletas;
Voleibol de quadra (masculino e feminino) – até 12 atletas por categoria;
Voleibol de areia 4x4 (misto) – até 8 atletas, com no mínimo dois atletas do sexo masculino ou feminino;
Cabo-de-guerra (misto) – até 15 atletas;
Dominó – 2 atletas;
Sinuca – até 3 atletas;
Xadrez – 1 atleta;
Dama – 1 atleta;
Truco – 2 atletas;
Corrida rústica (masculino e feminino) – ilimitado;
Campeonato de pesca – 1 equipe;
Concurso culinário – até 2 participantes (1 chefe e 1 auxiliar).

Parágrafo primeiro: A inscrição dos atletas na modalidade ou partida será feita antes de cada disputa, no ato do preenchimento das súmulas, após conferência do documento original de identificação e de acordo com a listagem dos empregados de cada unidade, que irão participar das competições, conforme item 4.1.
Parágrafo segundo: Nas modalidades individuais ou duplas, o atleta não poderá ser substituído no decorrer da competição, salvo parecer da comissão organizadora.
4.3 Nas atividades desportivas: voleibol de quadra (masculino e feminino), voleibol de areia misto, futebol de salão masculino e Futebol society (masculino e feminino) as AEEs participantes deverão informar o nome do treinador de cada categoria. Os treinadores não precisam ser empregados da Embrapa.

V - DA COMISSÃO EXECUTIVA
5.1 Será constituída uma Comissão Executiva, formada pelos representantes de cada associação, para dirimir as omissões dos regulamentos e/ou casos disciplinares, recursos que venham a ser interpostos durante a realização dos jogos, assim como situações extrajogos.
5.2 A Comissão se reunirá com um mínimo de 2/3 (dois terços) dos seus membros e será presidida pelo presidente da AEEPA
5.3 A associação que se julgar prejudicada, poderá interpor recurso mediante representação por escrito, até 02 (duas) horas após o fato ocorrido, a ser entregue protocolado, observado data e hora, a qualquer membro da comissão organizadora, que deverá acusar recebimento.
5.4 A Comissão executiva se reunirá imediatamente após o recebimento da representação. A decisão da Comissão será por maioria simples dos seus membros. O presidente da Comissão só votará no caso de ocorrer empate nos votos dos membros.
5.5 A Associação interessada ficará automaticamente impedida de votar e, no caso do envolvimento da AEE anfitriã, a Comissão será presidida por um membro a ser sorteado.
5.6 A decisão da Comissão Executiva é soberana, não cabendo qualquer recurso.

VI - DAS PENALIDADES
6.1 O atleta que no transcorrer dos jogos for expulso estará automaticamente eliminado do jogo seguinte ao da expulsão;
6.2 O atleta que for punido por agressão física intencional ou verbal deliberada, a outro atleta, juízes ou torcedores, será eliminado dos demais jogos;
6.3 As associações que jogarem com atletas irregulares, inscritos ou não, serão eliminados da modalidade, não cabendo recurso, e serão julgados pela Comissão Executiva.
6.4 A AEE que perder uma partida por W/O será desclassificada da modalidade, não pontuando na mesma.

VII - DOS JOGOS
7.1 Haverá um regulamento específico para cada modalidade, baseado nas regras oficiais de cada esporte, conforme ANEXO I.
7.2 A forma de disputa das competições esportivas, excetuando-se natação e corrida rústica, levará em conta o número de AEE’s inscritas em cada modalidade, a saber:
   * A forma de disputa será com dois grupos, jogando entre si, dentro do grupo.
   * O primeiro classificado de cada grupo disputará a final da modalidade.
   * O segundo classificado de cada grupo disputará o terceiro lugar da modalidade.
7.3 A forma de pontuação para todas as modalidades será: vitória = 3 pontos; empate = 1 ponto e derrota = 0 ponto.
7.4 Os critérios de desempate, caso coincida o número de pontos ganhos, será estabelecido nos regulamentos para cada modalidade.
7.5 A definição dos grupos será feita por sorteio. Nas modalidades que houver apenas seis (6) AEEs inscritas e dessas somente duas (02) em um grupo, o último sorteado do grupo A desce para o B e o primeiro sorteado do grupo B sobe para o A.

VIII- DA CLASSIFICAÇÃO
8.1 A classificação geral do 8º ENCONTRO DE QUALIDADE DE VIDA EMBRAPA/FAEE - NORTE será por pontuação considerando todas as categorias desportivas seguindo o critério: medalhas de Ouro correspondem a 15 (quinze) pontos; Prata a 10 (dez) pontos e Bronze 05 (cinco) pontos. A forma de desempate será com base no número de medalhas de ouro conquistada pelas AEEs. Permanecendo o empate a decisão irá para as medalhas de prata. Permanecendo o empate estes serão aclamados campeões.
8.2 Para os jogos individuais, o atleta deve se apresentar com uniforme adequado e que identifique a sua associação.
8.3 Os jogos não poderão ser suspensos. Todo e qualquer conflito deverá ganhar o status de recurso a ser julgado pela respectiva comissão executiva.
8.4 Durante os jogos, penalidades que desequilibrem o curso natural da competição, como pênaltis, expulsões, entre outras, poderão os árbitros, consultarem assistentes e comissão técnica, lançar mão de recursos de gravação visual (vídeo-tape) para a tomada de decisão mais justa e correta.
8.5 As associações que participarem do 8º Encontro de Qualidade de Vida Embrapa/FAEE – Norte serão consideradas conhecedoras das regras de cada modalidade esportiva e deste regulamento, e assim se submeterão, sem reserva nenhuma, a todas as consequências que delas possam emanar.
8.6 Os atletas e equipes deverão se apresentar para a disputa dos jogos 15 minutos antes do horário previsto, devidamente uniformizados.
8.7 Em todas as modalidades, haverá uma tolerância máxima de 10 minutos, apenas para o início do primeiro jogo da programação diária.

VIII - DA ARBITRAGEM
8.1 Serão contratados árbitros para todas as modalidades.

IX - DA PREMIAÇÃO
9.1 Todas as AEE’s participantes do 8º Encontro de Qualidade de Vida Embrapa/FAEE – Norte receberão troféus de participação.
9.2 Para cada modalidade haverá medalhas alusivas ao VII ENCONTRO DE QUALIDADE DE VIDA EMBRAPA/FAEE - NORTE para o 1º (primeiro), 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugar, além de troféus para o 1º (primeiro), 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugar da classificação geral baseado nas regras descritas no item 7.2.
9.3 Quadro de medalhas por modalidade

No DE MEDALHAS
MODALIDADES
1o lugar
2o lugar
3o lugar
CABO DE GUERRA
15
15
15
CORRIDA RÚSTICA LIVRE MASCULINO
1
1
1
CORRIDA RÚSTICA ACIMA DE 45 ANOS MASCULINO
1
1
1
CORRIDA RÚSTICA LIVRE FEMININO
1
1
1
CORRIDA RÚSTICA ACIMA DE 45 ANOS FEMININO
1
1
1
FUTEBOL SOCIETY MASCULINO
15
15
15
FUTSAL MASCULINO
13
13
13
NATAÇÃO LIVRE MASCULINO
1
1
1
NATAÇÃO ACIMA DE 45 ANOS MASCULINO
1
1
1
NATAÇÃO LIVRE FEMININO
1
1
1
NATAÇÃO ACIMA DE 45 ANOS FEMININO
1
1
1
TÊNIS DE MESA MASCULINO
1
1
1
TÊNIS DE MESA FEMININO
1
1
1
TRUCO DUPLA
2
2
2
VOLEIBOL MASCULINO
13
13
13
VOLEI DE AREIA MISTO
9
9
9
SINUCA INDIVIDUAL
1
1
1
SINUCA DUPLAS
2
2
2
DOMINÓ DUPLAS
2
2
2
XADREZ
1
1
1
DAMA
1
1
1
CONCURSO CULINÁRIO
2
2
2
CAMPEONATO DE PESCA
2
2
2
TOTAL
88
88
88

Parágrafo único: Nas modalidades individuais serão agraciados com medalhas, o primeiro, segundo e terceiro lugares de cada categoria. Nas modalidades coletivas, todos os atletas das equipes classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão medalhas, bem como os respectivos treinadores de cada modalidade.


9.4 Serão também agraciados com troféus:

AGRACIADOS
No DE TROFEUS
ARTILHEIRO (FUTSAL MASCULINO E SOCIETY MASCULINO)
2
GOLEIRO MENOS VAZADO (FUTSAL MASCULINO E SOCIETY MASCULINO)
2
ASSOCIAÇÕES
8
CLASSIFICAÇÃO GERAL (1, 2 e 3º lugares)
3
CONCURSO CULINÁRIO
3
CAMPEONATO DE PESCA (MAIOR PEIXE)
1
TOTAL
19


9.5 A Comissão Organizadora poderá agraciar personalidades e/ou empresas que tenham contribuído para a realização do evento.
X – DO CONCURSO DA MISS E MISTER DO ENCONTRO
10.1 Será realizado um concurso para escolha da Miss e do Mister do Encontro, conforme ANEXO II, com o objetivo de eleger empregados atletas para atuar como Miss e Mister durante todo o evento, tendo como atribuições animar as torcidas, incentivar a interação entre as delegações, bem como apoiar na divulgação do evento.
XI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1 A Comissão Organizadora colocará à disposição uma equipe de saúde durante os jogos, e fornecerá todas as orientações necessárias às delegações quanto à utilização do Plano de Assistência Médica da Embrapa - Casembrapa, em Palmas, fornecendo lista de hospitais e clínicas, bem como táxis, supermercados, restaurantes, lanchonetes e farmácias conveniados.
11.2 As demais comunicações como locais e horários dos jogos, hospedagem e alimentação serão disponibilizadas às associações participantes através de Boletim Oficial ou e-mail.
11.3 Qualquer alteração deste regulamento e da tabela só poderá ser feita após apreciação da comissão executiva.

Membros da Diretoria da AEEPA
Presidente: Célio Valentim Júnior
Vice-Presidente: Reinaldo Paulino da Silva
Diretor Administrativo: Clênio Araújo
Diretor Financeiro: Flávia Milene Moura de Oliveira
Diretor Social: Alexandre Cotrin
Diretor de Patrimônio: Willams José de Barros
Diretor de Esportes: Glauce Magalhães Gonçalves







ANEXO I – REGULAMENTO TÉCNICO

1. FUTEBOL SOCIETY MASCULINO
O Futebol Society será regido pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Futebol Sete Society, obedecendo, entretanto, às seguintes normas:
Do tempo de jogo
Art. 1º - O tempo de duração de uma partida de Futebol Society Masculino será de 40 (quarenta) minutos, divididos em dois períodos de 20 (trinta) minutos cada, com um intervalo de no máximo 10 (dez) minutos para descanso dos atletas.
Do início da partida e das substituições
Art. 2º - Para início de uma partida, cada equipe deverá ser composta, obrigatoriamente, de 7 (sete) atletas, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro, podendo ficar reduzida até 4 (quatro) atletas no decorrer da partida.
I - É vedado o início de uma partida sem que a equipe tenha menos de 7 (sete) atletas, e nem será permitida sua continuação ou prosseguimento se uma ou ambas as equipes, ficarem reduzidas a menos de 4 (quatro) atletas.
II - A troca de posição entre o goleiro e um atleta participante da partida poderá ser feita desde que a partida esteja paralisada e haja autorização do Árbitro.
III - Ocorrendo irregularidade no item acima, a partida deverá ser interrompida e os atletas infratores advertidos com o cartão amarelo, devendo o Árbitro observar a Lei da Vantagem.
IV - Cada equipe poderá registrar até o número máximo de 14 (quatorze) atletas por partida, e Comissão Técnica composta por 1 (um) Técnico e 1 (um) massagista, não sendo permitido a permanência de outras pessoas no banco de reservas;
V - Será permitido um número indeterminado de substituições, a qualquer tempo do jogo, sem necessidade de paralisação da partida, desde que sejam apenas aqueles inscritos na súmula do jogo.
VI - A entrada e saída dos atletas na substituição deve ser feita pela Área de Substituição.
Das penalidades e das faltas técnicas
Art. 3º - Toda falta técnica será punida com a cobrança de um TIRO LIVRE DIRETO a favor da equipe adversária no local onde ocorreu a infração.
Do cartão vermelho - expulsão
Art. 4º - O atleta que receber o cartão vermelho, não poderá mais retornar ao campo de jogo e nem poderá ser substituído. O atleta expulso não pode permanecer no banco de reservas e nem dentro do recinto do campo de jogo.

Do critério de desempate
Art. 5º - Ao final da fase classificatória havendo empate em pontos ganhos, para a definição dos finalistas será utilizado os seguintes critérios:
1º - Melhor saldo de gols positivos;
2º - Maior número de gols marcados;
3º - Sorteio
Art. 6º - Nas partidas finais (disputa de terceiro lugar e final) em caso de empate no tempo regulamentar a decisão será em disputa de penâltis. A disputa de penalidades máximas deve ser em número de 03 (três) para cada equipe, executadas alternadamente. Permanecendo o empate, as cobranças devem ser alternadas por equipe, até que uma obtenha vantagem sobre a outra.

2. FUTEBOL SOCIETY FEMININO
O Futebol Society Feminino será regido pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Futebol Sete Society, obedecendo, entretanto, as seguintes normas:
Do tempo de jogo
Art. 1º - O tempo de duração de uma partida de Futebol Society Feminino, será de 30 (trinta) minutos, divididos em dois períodos de 15 (quinze) minutos, com intervalo de 10 (dez) minutos, para descanso das atletas.

Do início da partida e das substituições
Art. 2º - Para início de uma partida, cada equipe deverá ser composta de 5 (cinco) atletas, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro.

I - É vedado o início de uma partida sem que a equipe tenha menos de 5 (cinco) atletas, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro, podendo ficar reduzida até 4 (quatro) atletas no decorrer da partida;
II - A troca de posição entre o goleiro e um atleta participante da partida poderá ser feita desde que a partida esteja paralisada e haja autorização do Árbitro;
III - Ocorrendo irregularidade no item acima, a partida deverá ser interrompida e as atletas infratoras advertidas com o cartão amarelo;
IV - Cada equipe poderá registrar até o número máximo de 12 (doze) atletas por partida, e Comissão Técnica composta de 1 (um) Técnico e 1 (um) massagista, não sendo permitido a permanência de outras pessoas no banco de reservas;
V - A entrada e saída das atletas, nas substituições, deverão ser feitas pela área de substituição.

Das penalidades e das faltas técnicas
Art. 3º - Toda falta técnica será punida com a cobrança de um TIRO LIVRE DIRETO a favor da equipe adversária no local onde ocorreu a infração.
Do cartão vermelho - expulsão
Art. 4º - A atleta que receber o cartão vermelho, não poderá mais retornar ao campo de jogo e nem poderá ser substituído. A atleta expulsa não pode permanecer no banco de reservas e nem dentro do recinto do campo de jogo.
Do critério de desempate
Art. 5º - Ao final de todas as partidas havendo empate em pontos ganhos de duas ou mais equipes, para a definição de classificação será utilizado os seguintes critérios:
1º - Melhor saldo de gols positivos;
2º - Maior número de vitórias;
3º - Maior número de gols marcados;
4º - Vencedor do confronto direto;
5º - Sorteio

3. FUTSAL MASCULINO
O Futsal será regido pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Futsal, obedecendo, entretanto, às seguintes normas:
Do tempo de jogo
Art. 1º - O Tempo de duração de uma partida será de 40 (quarenta) minutos, divididos em dois tempos de 20 (vinte) minutos corridos, com 5 (cinco) minutos de intervalo.
Do início da partida e das substituições
Art. 2º - Para início de uma partida, cada equipe deverá ser composta de 5 (cinco) atletas, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro.
I - É vedado o início de uma partida sem que a equipe tenha menos de 5 (cinco) atletas, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro, podendo ficar reduzida até 4 (quatro) atletas no decorrer da partida;
II - A troca de posição entre o goleiro e um atleta participante da partida poderá ser feita desde que a partida esteja paralisada e haja autorização do Árbitro;
III - Ocorrendo irregularidade no item acima, a partida deverá ser interrompida e as atletas infratoras advertidas com o cartão amarelo;
IV - Cada equipe poderá registrar até o número máximo de 12 (doze) atletas por partida, e Comissão Técnica composta de 1 (um) Técnico e 1 (um) massagista, não sendo permitido a permanência de outras pessoas no banco de reservas;
V - A entrada e saída das atletas, na substituição, deverá ser feita pela área de substituição.

Das penalidades e das faltas técnicas
As faltas cumulativas serão contadas na sequência do 1º para o 2º tempo de jogo.
Do cartão vermelho – expulsão
O atleta que receber o cartão vermelho, não poderá mais retornar ao campo de jogo e nem poderá ser substituído. O atleta expulso não pode permanecer no banco de reservas e nem dentro do recinto do campo de jogo.
Do critério de desempate
Ao final da fase classificatória havendo empate em pontos ganhos, para a definição dos finalistas será utilizado os seguintes critérios:
1º - Melhor saldo de gols positivos;
2º - Maior número de gols marcados;
3º - Sorteio
Nas partidas finais (disputa de terceiro lugar e final) em caso de empate no tempo regulamentar a decisão será em disputa de penâltis. A disputa de penalidades máximas deve ser em número de 03 (três) para cada equipe, executadas alternadamente. Permanecendo o empate, as cobranças devem ser alternadas por equipe, até que uma obtenha vantagem sobre a outra.

4. VOLEIBOL DE QUADRA (MASCULINO E FEMININO)
O Voleibol de quadra será regido pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Voleibol – CBV obedecendo, entretanto, às seguintes normas:
Das partidas
Art. 1º - Para início de uma partida, cada equipe deverá ser composta de (seis) atletas.
Art. 2º - As partidas serão disputadas em melhor de 3 (três) sets, sendo o 1º. (primeiro) e 2º. (segundo) de 21 (vinte e um) pontos cada, e o 3º. (terceiro), se necessário, de 15 (quinze) pontos, sem vantagem.
Art. 3º - Cada equipe terá direito a 2 (dois) pedidos de tempo de 30 (trinta) segundos, em cada set da partida.

Do critério de desempate
Art. 4º - Ao final de todas as partidas havendo empate em pontos ganhos de duas ou mais equipes, para a definição de classificação será utilizado os seguintes critérios:
1º - Set average (sets ganhos/sets perdidos)
2º - Pontos average (pontos ganhos/pontos perdidos)
3º - Confronto direto
4º - Sorteio

5. VOLEIBOL DE AREIA (MISTO)
O Voleibol de areia será regido pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Voleibol – CBV obedecendo, entretanto, às seguintes normas:
Das partidas
Art. 1º - Para início de uma partida, cada equipe deverá ser composta de (quatro) atletas, sendo dois do sexo masculino e dois do sexo feminino.
Art. 2º - As partidas serão disputadas em melhor de 3 (três) sets, sendo o 1º. (primeiro) e 2º. (segundo) de 21 (vinte e um) pontos cada, e o 3º. (terceiro), se necessário, de 15 (quinze) pontos, sem vantagem.
Art. 3º - Cada equipe terá direito a 2 (dois) pedidos de tempo de 30 (trinta) segundos, em cada set da partida.
Do critério de desempate
Art. 4º - Ao final de todas as partidas havendo empate em pontos ganhos de duas ou mais equipes, para a definição de classificação será utilizado os seguintes critérios:
1º - Set average (sets ganhos/sets perdidos)
2º - Pontos average (pontos ganhos/pontos perdidos)
3º - Confronto direto
4º - Sorteio

6. CORRIDA RÚSTICA
A corrida rústica será realizada nas dependências da Embrapa Pesca e Aquicultura.
Art. 1º - Para a corrida masculina a extensão da será de 2.400 metros e para a corrida feminina 1.600 metros.
Art. 2º - A classificação e medalhas  será para os 3 primeiros colocados, independentes das AEE´s representadas. Porém, a pontuação geral contará para as 3 primeiras associações.
Art. 3º - A prova será disputada em série final, obedecendo às regras oficiais em vigor.
Art. 4º - A classificação será feita, separadamente, por participantes masculinos e femininos, nas categorias:
I – Livre
II – Acima de 45 anos.

Art. 5º - As AEE´s deverão definir os participantes até 1 hora antes do início da prova.
Art. 6º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva.

7. NATAÇÃO

8. TÊNIS DE MESA
A competição de tênis de mesa será realizada de acordo com as regras da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e pelas normas estabelecidas neste Regulamento;
Da Competição
Art. 1º - A competição de tênis de mesa será disputada por provas individuais, femininas e masculinas.
Art. 2º - Cada AEE poderá inscrever até 2 (dois) atletas, sendo um de cada sexo.
Art. 3º - As partidas serão disputadas da seguinte maneira:
I – Sets – 11 pontos.
II – Partida – melhor de 5 sets.
Art. 4º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva.

Do critério de desempate
Art. 5º - Ao final de todas as partidas havendo empate em pontos ganhos de dois ou mais atletas, para a definição de classificação será utilizado os seguintes critérios:
1º - Set average (sets ganhos/sets perdidos)
2º - Pontos average (pontos ganhos/pontos perdidos)
3º - Confronto direto
4º - Sorteio

9. DOMINÓ
Os jogos de dominó obedecerão às regras pré-estabelecidas pela Comissão Organizadora.
Da Competição
Art. 1º - A competição será disputada em duplas.
Art. 2º - Cada AEE poderá inscrever até 1 (uma) dupla.

Das Partidas
Art. 3º - As partidas serão disputadas em melhor de três no sistema “bate-passa”.
Art. 4º - No caso de jogo fechado prevalecerá a dupla que tiver menor número de pontos em mãos naquela rodada;
Art. 5º - O jogador que utilizar a fraude “do gato”, acertar pedra diferente da sequência ou passar com a “pedra” na mão será penalizado com a perda da partida;
Art. 6º - A fraude “do gato” que for descoberta posteriormente não será considerada na partida.
Art. 7º - A dupla adversária poderá denunciar ao árbitro as fraudes.
Art. 8º - O início da partida será feito com a “carroça de sena” (maior pedra). Após o início, qualquer “pedra” poderá ser utilizada pelo jogador da dupla vencedora.
Art. 9º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva.

Do Critério de desempate
Art. 10º - Ao final de todas as partidas havendo empate em pontos ganhos de duas ou mais duplas, para a definição de classificação será utilizado os seguintes critérios:
1º - Confronto direto
2º - Saldo de partidas ganhas
3º - Sorteio

10. DAMAS
A competição será realizada de acordo com as regras da Federação Brasileira de Dama
Da Competição
Art. 1º - Os jogos serão decididos em melhor de três partidas.
Art. 2º - Em caso de empate, o desempate será através de:
I - No máximo (duas) séries de “PING” (partidas de 5 minutos para cada jogador), invertendo as cores;
II - Caso permaneça empatado será feito um sorteio.

Art. 3º - Uma partida é considerada empatada quando: a) os jogadores concordam com o empate; b) quando um jogador repete a posição por 3 (três) vezes; e c) após 12 (doze) lances sucessivos feitos apenas com a dama, sem que pedras sejam tomadas ou deslocadas.
Art. 4º - Ao final da fase classificatória, caso coincida o número de pontos ganhos, o critério de desempate será o vencedor do confronto direto.
Art. 5º - A equipe que não comparecer no horário previsto para o início da partida, devidamente identificado, será declarada perdedora por WO, sendo atribuído o placar de 2 x 0 ao vencedor.
Art. 6º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva.

Do Critério de desempate
Art. 7º - Ao final de todas as partidas havendo empate em pontos ganhos de dois ou mais atletas, para a definição de classificação será utilizado os seguintes critérios:
1º - Confronto direto
2º - Saldo de partidas ganhas
3º - Sorteio

11. XADREZ
A competição será realizada de acordo com as regras da Confederação Brasileira de Xadrez.
Art. 1º - Do jogo e tempo de jogo de Xadrez
a) As provas serão disputadas em melhor de 3 partidas, sendo vencedor o atleta que vencer 2 partidas. A segunda fase será em caráter final. As AEE´s deverão definir o participante até 1 hora antes do início da prova.
b) O jogador com as peças brancas começa o jogo. Diz-se que um jogador 'tem a vez de jogar' quando a jogada do seu oponente tiver sido feita;
c) A partida está empatada se resultar numa posição em que nenhum dos jogadores tenha a possibilidade de dar xeque-mate;
d) Durante a partida, o tempo máximo de jogo para cada jogador é de 15 minutos. Esgotado este tempo, será vencedor o jogador que estiver em vantagem, mesmo que a partida não tenha sido finalizada.

Art. 2º - Da posição inicial das peças no tabuleiro
a) O tabuleiro é colocado entre os jogadores de tal forma que a casa do canto à direita de cada jogador seja branca;
b) Cada jogador deverá ter 16 peças no início do jogo;

Art. 3º - Do movimento das peças
a) Nenhuma peça pode ser movida para uma casa ocupada por outra de mesma cor. Se uma peça move-se para uma casa ocupada por outra do oponente, esta última é capturada e retirada do tabuleiro, como parte do mesmo movimento;
b) ‘trocando’. Este é um lance efetuado com o rei e uma das torres de mesma cor na mesma fileira, levando-se em conta como um único lance de rei e executado da seguinte forma: o rei é transferido de sua casa original para duas casas em direção à torre; em seguida, a torre é transferida para a casa a que o rei acabou de atravessar;
(1) O Roque é ilegal:
a) se o rei já foi movido, ou
b) se for feito com uma torre que já tenha sido movida.

(2) Roque não é permitido temporariamente:
a) Se a casa que o rei ocupa ou a casa pela qual ele deve passar ou ainda a casa pela que ele passará a ocupar estiver atacada por uma ou mais peças do oponente;
b) Se houver alguma peça entre o rei e a torre com a qual o roque será efetuado;
c) O rei é considerado “em xeque” se estiver sob o ataque de uma ou mais peças do oponente, mesmo que essas peças não possam se mover. Não é obrigatório anunciar um xeque, o adversário deverá perceber que está em cheque;
d) Nenhuma peça pode ser movida de modo que exponha seu próprio rei a xeque.

Art. 4º - Do término da partida
a) A partida é ganha pelo jogador que der xeque-mate no rei do oponente. Isto imediatamente termina a partida, desde que o lance que produziu a posição de xeque-mate tenha sido um lance legal;
b) A partida é vencida pelo jogador cujo oponente declara que abandona. Isto imediatamente termina a partida; A partida está empatada quando o jogador que tem a vez não tem lance legal e o seu rei não está em xeque. Diz-se que a partida terminou com o rei ‘afogado’. Isto imediatamente termina a partida desde que o lance que produziu a posição de afogado tenha sido legal. A partida está empatada quando aparece uma posição em que nenhum dos jogadores pode dar xeque-mate no rei do adversário por qualquer seqüência de lances legais. Diz-se que a partida terminou numa 'posição morta'. Isto imediatamente termina a partida desde que o lance que produziu a posição tenha sido um lance legal.
A partida está empatada mediante comum acordo entre os jogadores, durante a partida. Isto imediatamente termina a partida.
A partida pode estar empatada se uma posição idêntica está por aparecer ou apareceu pelo menos três vezes no tabuleiro.

Art. 5º - Do relógio de xadrez
a) “Relógio de xadrez" quer dizer um relógio com dois mostradores de tempo, ligados entre si de tal modo que só um deles é ativado de cada vez. ‘Relógio’ nas Leis do Xadrez significa um dos dois mostradores de tempo. ‘Queda de seta’ quer dizer o término do tempo estipulado para um jogador. Os relógios são zerados a cada início de jogo;
b) O tempo poupado por um jogador durante um jogo, não será aproveitado para o próximo jogo;
c) Durante a partida cada jogador, depois de fazer seu lance no tabuleiro, deverá parar seu próprio relógio e acionar o relógio de seu oponente. Deve ser sempre permitido a um jogador acionar o pino de seu relógio. O seu lance não é considerado completo até que ele o tenha feito, a menos que o lance termine a partida;
d) Uma seta é considerada caída quando o árbitro observa o fato ou quando um dos jogadores acusar a queda de seta;

Art. 6º - Das Irregularidades
a) Se durante a partida descobrir-se que a posição inicial das peças estava errada, o jogo deverá ser anulado e uma nova partida terá de ser iniciada. Se durante uma partida descobrir-se que o único erro é que o tabuleiro foi colocado contrariando o disposto no artigo 2°, letra “a”, a partida continua, mas a posição alcançada deve ser transferida para um tabuleiro corretamente colocado;
b) Se uma partida tiver começado com as cores trocadas deverá continuar, a menos que o árbitro decida por outra forma;
c) Se o jogador derruba ou desloca uma ou mais peças, ele deverá restabelecer a correta posição no seu próprio tempo. Se necessário, o jogador ou o oponente poderá parar o relógio e pedir a ajuda do árbitro. O árbitro poderá penalizar o jogador que deslocou as peças;
d) Se durante uma partida descobrir-se que um lance ilegal foi feito, deverá ser restabelecida a posição imediatamente anterior à irregularidade. Se a referida posição não puder ser reconstituída a partida deverá continuar a partir da última posição identificável anterior à irregularidade;
e) Se durante uma partida descobrir-se que as peças foram deslocadas de suas casas, deverá ser restabelecida a posição imediatamente anterior à irregularidade. Se a referida posição não puder ser identificada a partida deverá continuar a partir da última posição identificável anterior a irregularidade.

Art. 7º - Da anotação dos lances
a) No decorrer do jogo a cada jogador é requerido anotar, em alfabeto algébrico os próprios lances e os do oponente de maneira correta, lance a lance, tão claro e legível quanto possível, na planilha prescrita para a competição. O jogador pode responder a um lance do oponente antes de anotá-lo, se assim o desejar. Ele deve anotar seu lance anterior antes de fazer outro. Ambos os jogadores devem anotar a oferta de empate na planilha. Se o jogador estiver incapacitado de anotar, um determinado montante de tempo, decidido pelo árbitro, deverá ser deduzido de seu tempo de reflexão alocado no início da partida;
b) Durante a partida a planilha deverá estar sempre visível para o árbitro;
c) As planilhas são de propriedade dos organizadores do evento;
d) Terminada a partida, ambos os jogadores devem assinar ambas as planilhas, indicando o resultado do jogo. Mesmo se incorreto este resultado permanece, a menos que o árbitro decida de outra forma.

Art. 8º - Do final acelerado ou nocaute
a) O “final acelerado” é a última fase de uma partida, quando todos os lances remanescentes devem ser efetuados num determinado limite de tempo;
b) Se o jogador com a vez de jogar tiver menos de dois minutos em seu relógio poderá reivindicar um empate antes da queda de sua seta. Ele deverá parar os relógios e chamar o árbitro. Se o árbitro estiver convencido de que o oponente não está fazendo esforço para ganhar a partida – por meios normais – ou que não é possível o oponente vencer por meios normais. Então a partida deverá ser declarada empatada. Se não estiver convencido deverá adiar sua decisão ou rejeitar a reclamação. Se o árbitro adia sua decisão o oponente pode receber um bônus extra de dois minutos de tempo de reflexão e a partida deverá continuar na presença do árbitro, se possível. O árbitro poderá declarar o empate mesmo depois de a seta ter caído. Se o árbitro rejeitar a reclamação o oponente deverá receber um bônus extra de dois minutos de tempo de reflexão. A decisão do árbitro será definitiva (não cabendo recurso);
c) A partida está empatada se ambas as setas estiverem caídas e for impossível estabelecer-se qual delas caiu primeiro.

Art.9º - Do resultado
a) A menos que anunciada de outra forma previamente, o jogador que vence a sua partida ou por falta do adversário (WO), recebe o escore de (1) ponto, o jogador que perde sua partida ou perde por falta (WO), recebe o escore zero (0) e o jogador que empata sua partida recebe o escore de meio (½) ponto;


12. TRUCO

Da Terminologia
Art. 1º - Art. 1º - PARTIDA - Jogo valendo 12 pontos, conseguidos através das disputas de "mãos".
Art. 2º - Art. 2º - MÃO - Fração da partida que vale 1 ponto e poderá ter seu valor aumentado a 3, 6, 9 e até 12 pontos e é disputada em melhor de 3 rodadas de cartas.
Art. 3º - RODADA - É a fração da “mão” em que cada jogador deve colocar na mesa uma carta para disputa de valor entre elas.
Art. 4º - TRUCO - Para pedir o aumento do valor da "mão" para 3.
Art. 5º - SEIS OU MEIO-PAU - Para pedir o aumento do valor da "mão" de 3 para 6.
Art. 6º - NOVE - Para pedir o aumento do valor da "mão" de 6 para 9.
Art. 7º - DOZE - Para pedir o aumento do valor da "mão" de 9 para 12.
Art. 8º - CANGAR, MELAR, EMBUCHAR OU EMPATAR - Quando a maior carta de cada dupla numa determinada rodada tem o mesmo valor.
Art. 9º - MÃO-DE-ONZE - Quando uma das duplas chega a 11 pontos na partida.
Art. 10º - MÃO-DE-FERRO - É a mão-de-onze especial, quando as duas duplas chegam a 11 pontos na partida.
Art.11º - TENTO – se refere ao (s) ponto(s) adquirido(s) em cada “mão” da partida.
Art. 12º - MANILHAS - São as 4 maiores cartas do jogo, as únicas dentre as 40 que não podem ser “cangadas”.
Art. 13º - ZAP - É a manilha maior, ou seja, a carta de maior valor da “mão” e seu naipe sempre será “paus”.
Art.14º - COPAS OU COPILHA - É a segunda maior carta da “mão” e seu naipe sempre será “copas”.
Art.15º - ESPADILHA - É a terceira maior da “mão” e seu naipe sempre será “espadas”.
Art.16º - PICA-FUMO - É a quarta maior da “mão” e seu naipe sempre será “ouros”.
Art.17º - VIRA - É a carta retirada do baralho antes de iniciar cada “mão” e que definirá as 4 manilhas.
Art.18º - ESCONDER A CARTA - Colocar a carta virada na mesa para ninguém saber seu valor.
Art.19º - PÉ – Jogador responsável pelo embaralhamento e distribuição das cartas de uma rodada.
Art.20º - QUEIMAR CARTA (S) – Ato de retirar carta (s) do maço no embaralhamento ou no corte para que a(s) mesma(s) seja(m) “anulada(s)” durante a “mão”.

Da Hierarquia das Cartas
Art. Único - Em cada “mão” as cartas de maior valor são as quatro manilhas, na seguinte ordem decrescente: Zap (paus), Copeta (copas), Espadilha (espadas) e Pica-fumo (ouros). Depois das manilhas, o valor das cartas, independente do naipe, é o seguinte, em ordem decrescente: 3, 2, Ás (A), Rei (K), Valete (J), Dama (Q), 7, 6, 5 e 4. As manilhas são definidas como sendo uma carta acima da "vira". Por exemplo, se a "vira" for um 4, as manilhas serão: 5 de paus (Zap), 5 de copas (Copeta), 5 de espadas (Espadilha) e o 5 de ouros (Pica-fumo). O naipe da "vira" não altera no valor de nenhuma outra carta. Assim como também não há diferença de valor entre os naipes das cartas comuns.

Da Postura dos Jogadores
Art. 1º - No jogo de duplas, os jogadores devem sentar em posições alternadas. Do lado direito e do lado esquerdo deverão estar os dois oponentes e à frente, seu parceiro. O jogador postado do lado esquerdo do embaralhador "cortará" o baralho e o situado à direita irá começar o jogo.
Art. 2º - É terminantemente proibido fumar e ingerir bebida alcóolica durante as partidas do campeonato.
Art. 3º - Por qualquer motivo, não é permitido que os dois parceiros ausentem-se simultaneamente da mesa durante as partidas. Um só poderá se ausentar, em caso de necessidade e com prévia autorização do fiscal, o qual determinará o prazo da ausência.
Art. 4º - Os desafios e provocações devem obedecer estritamente o limite fixado pela tradição do jogo de truco, sendo proibido usar palavras de baixo escalão e
Art. 5º - Após o embaralhamento e o “corte” do baralho, as cartas serão distribuídas no sentido anti-horário, virando a última carta (13°) para decidir a manilha. A distribuição será “uma a uma” ou “três em três”, ficando a critério do jogador que estiver com o baralho, o qual não poderá mudar de opinião durante a distribuição, ou seja, se iniciar distribuindo uma a uma deve terminar desse jeito.
Art. 6º - Se ocorrer distribuição incorreta das cartas e o embaralhador não perceber o erro antes de iniciar a rodada, o baralho passa para frente.
Art. 7º - Cada mão valerá um tento, a menos que seja chamado o truco. A dupla que não aceitar o truco chamado perderá um ponto, devendo colocar as cartas no monte. A dupla que disputar uma trucada simples e for derrotada perderá três tentos. Se a dupla que chamar seis for derrotada perderá seis tentos e assim sucessivamente.
Art. 8º - Nos casos de empate:
Na 1ª rodada: Se o jogo for “cangado” na 1ª rodada, o desempate será feito na 2ª rodada. Deverá mostrar a carta, primeiramente, o jogador que “cangou” o jogo na 1ª rodada, sendo obrigado a mostrar sua maior carta. O jogador da direita será o próximo e o da direita, deste, o próximo e assim sucessivamente. Com o jogo “cangado”, não será permitido esconder a carta. A dupla que mostrar a maior carta levará os pontos da "mão", não sendo necessário, jogar a 3ª rodada.
Na 2ª rodada: Se o jogo for “cangado” na 2ª rodada, levará os pontos da "mão" a dupla que ganhou a 1ª rodada, não sendo necessário jogar a 3ª rodada.
Na 3ª rodada: Se o jogo for “cangado” na 3ª rodada, levará os pontos da "mão" a dupla que venceu a 1ª rodada.
Na 1ª e 2ª rodada: Se o jogo for “cangado” na 1ª e 2ª rodadas, levará os pontos da "mão" a dupla que vencer a 3ª rodada.
Na 1ª, 2ª e 3ª rodada: Se o jogo for “cangado” nas 3 rodadas, ganhará os pontos da "mão", a dupla que distribuiu as cartas.

Art. 9º - O jogador que truca ou retruca CARTA EXPOSTA, perde em caso de empate; e o que trucar ou retrucar no ESCURO (sem a carta do adversário ter sido mostrada), joga pelo empate;
Art. 10º - Na mão de onze, o corte deverá ser seco e as cartas devem ser distribuídas por baixo, uma a uma, com a virada da última carta (13°). Nesse caso, é permitido que a dupla com 11 pontos olhe as cartas do parceiro e decida se irá disputar ou não a mão. Caso essa dupla decida “correr”, a dupla adversária ganha um tento; caso decida jogar, o empate ou a perda da mão beneficiará os adversários com três tentos. A dupla que trucar na mão de onze perderá três tentos.
Art. 11º - Na mão-de-ferro o corte deverá ser seco e as cartas devem ser distribuídas por baixo, uma a uma, com a virada da última carta (13°). As duplas não poderão trocar suas cartas antes de iniciar a mão. A dupla que trucar na mão de ferro perderá três tentos. Em caso de empate, prevalecerão as regras dispostas no Art. 8º.
Art. 12º - Todos os jogos serão acompanhados de um fiscal, o qual deverá estar ciente deste regulamento e que será responsável pela anotação dos pontos em súmula de jogo.

Art. 13º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva.

Do Critério de desempate
Art. 1º - Ao final de todas as partidas havendo empate em pontos ganhos de duas ou mais duplas, para a definição de classificação serão utilizados os seguintes critérios:
1º - Saldo de pontos nas partidas ganhas
2º - Confronto direto
3º - Sorteio

Art. 2°- Em caso de vitória por não comparecimento da dupla adversária (W.O.), a dupla vencedora terá seu resultado convertido em 2 x 0 e, para efeito de cálculo de pontuação, serão considerados 24 pontos.

13. SINUCA
Os jogos de Sinuca serão realizados de acordo com as regras oficiais da Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca – CBBS.

Da Competição
Art. 1º - Os jogos serão realizados nas categorias individuais e duplas (sinuca 7 bolas).
Art. 2º - Cada AEE deverá inscrever até três atletas.
Art. 3º - Cada AEE poderá inscrever até 2 (dois) atletas por categoria e modalidade.
Art. 4º - As provas serão disputadas em melhor de 3 partidas, sendo vencedora a dupla ou atleta (categoria individual) que vencer 2 partidas. A segunda fase será em caráter final. As AEEs deverão definir os participantes até 1 hora antes do início da prova.
Art. 5º - Serão premiados os três primeiros colocados em cada categoria distintamente por sexo.
Art. 6º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva.

Do Critério de desempate
Art. 7º - Ao final de todas as partidas havendo empate em pontos ganhos de dois ou mais atletas/duplas, para a definição de classificação será utilizado os seguintes critérios:
1º - Confronto direto
2º - Saldo de partidas ganhas
3º - Sorteio

14. CABO DE GUERRA
Art. 1º - Cada Associação poderá inscrever no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) atletas.
Art. 2º - Os atletas deverão apresentar-se no local da partida devidamente uniformizado, com antecedência de 15 (quinze) minutos do horário previsto;
a) O uniforme de cada equipe caberá ao representante ou capitão da mesma, não sendo permitido o uso de luvas ou qualquer outro equipamento sobressalente.

Da Forma de Disputa

Art. 3º - A forma de disputa será a melhor de 3 (três) quedas, com um intervalo de 5 minutos entre cada uma delas.
Art. 4º - As equipes deverão ser compostas por no máximo 10 (dez) atletas durante a queda, podendo haver substituições ilimitadas entre a realização das quedas, desde que os atletas estejam na relação de inscrição.
a) As equipes deverão ter no mínimo 3 (três) mulheres durante a prova
Art. 5º - A equipe que não se apresentar no local, pronta para o início da queda até 10 (dez) minutos após o horário marcado será declarada perdedora pelo placar de 2 x 0.
Art. 6º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva.




15. CONCURSO CULINÁRIO

DO CONCURSO

Art. 1º. O presente Concurso consiste na eleição, divulgação e premiação da melhor receita culinária de Peixe-Tambaqui inscrita nos termos deste Regulamento.

Art. 2º. Para a realização da inscrição das receitas, os participantes deverão, no período de 03/04/2017 até 31/07/2017, se inscrever no blog do evento www.8eqv.blogspot.com.br e mandar suas receitas pelo e-mail assoiacaoaeepa@gmail.com, com os seguintes dados:
(a) Nome completo;
(b) Telefone de contato;
(c) Documento de identificação (Matrícula Embrapa e RG);
(d) Associação e unidade que representa;
(e) Enviar a receita a ser inscrita no Concurso juntamente     com um breve comentário (com até 300 caracteres) sobre o prato criado.

Art. 3º. Serão aceitas preparações fritas, cozidas, grelhadas, assadas ou marinadas que deverão ser apresentadas em 2 (dois) pratos de serviço quadrados (fornecido pela organização) com os acompanhamentos que o participante julgar necessário para sua montagem.

Art. 4º. A organização disponibilizará um fogão para cada equipe, sendo possível solicitar, por e-mail, forno e churrasqueira (grelha).

Art.5º. Os participantes deverão solicitar, a organização, pelo e-mail assoiacaoaeepa@gmail.com, os utensílios e equipamentos que julgar necessários a preparação de seus respectivos pratos.

Art. 6º. Somente serão aceitas as receitas que tenham como unidade de peso e medida quilo e litro, segundo sistema métrico vigente no Brasil, salvo exceções para o uso de colher, xícara e copo, desde que devidamente especificado o tamanho destes objetos.

Art. 7º. O participante deverá nomear o prato oriundo da receita inscrita no Concurso, tendo como tema a região norte do Brasil.

Art. 8º. Os participantes do concurso se responsabilizam pela originalidade e conteúdo das receitas por eles inscritas.

Art. 9º. No ato da adesão ao Concurso e anuência ao presente regulamento, através do envio de sua inscrição, o Participante autoriza gratuitamente, em caráter exclusivo, irrevogável, irretratável, definitivo e universal a divulgação de seu nome, imagem e voz e respectivo material enviado, bem como, autoriza à ORGANIZADORA o uso da receita inscrita, da sua imagem e voz, em quaisquer obras audiovisuais por ela produzidas, podendo a ORGANIZADORA, portanto, a seu exclusivo critério, diretamente ou através de terceiros por ela autorizados, utilizarem as referidas obras livremente, bem como a receita inscrita, a imagem e voz do participante;

Art. 10º. A escolha do vencedor será realizada em uma única etapa.

Art. 11º. A classificação será realizada por uma comissão julgadora composta por pessoas escolhidas segundo critérios estabelecidos pela ORGANIZADORA.

Art. 12º. A comissão julgadora selecionará e anunciará o vencedor do concurso, utilizando como critério de avaliação e seleção a criatividade, apresentação e o sabor do prato da preparação. A estes quesitos serão atribuídas notas de 1 (um) a 10 (dez).

Art. 13º. A cada membro da comissão julgadora será considerada a média das 3 (três) notas atribuídas, vencendo a preparação que obtiver a maior nota na soma das médias atribuídas.

Art. 14º. Em caso de empate nas notas obtidas, o critério de desempate será a soma obtida em cada quesito, na ordem a seguir:


1-      Sabor;

2-      Apresentação e

3-      Criatividade.

Art. 15º. O participante autor da receita eleita receberá a informação de que é o vencedor do Concurso, pela comissão julgadora final. A comissão julgadora anunciara a sua decisão a todo o público presente.

Art.16º. Das análises e decisões da ORGANIZADORA e da Comissão Julgadora não caberá, sob nenhuma hipótese, razão ou circunstância, qualquer espécie de recurso.

DAS CONDIÇÕES GERAIS

Art. 17º. A ORGANIZADORA, de forma soberana, detém o direito de encerrar e/ou modificar pontos específicos do presente Concurso em caso de fraude, dificuldade operacional ou qualquer outro fator que possa comprometer a segurança dos envolvidos e a integridade e licitude deste Concurso.

Art. 18º. A ocorrência de qualquer outra hipótese de ato ou fato não previsto neste regulamento será decidida, de forma irrecorrível, pela própria ORGANIZADORA e em última instância pela Comissão Executiva do evento;


Art. 19º. A organização entregará aos competidores 1 (um) peixe, tambaquí, cru, limpo, vicerado, descamado e inteiro para sua preparação.




16. CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA

ART. 1: DA PROGRAMAÇÃO
1.1 – O local do evento será na cidade de Brejinho de Nazaré, Tocantins.
1.2 – A competição será realizada no dia 13 de setembro de 2017, com o seguinte cronograma:
07:00 saída do hotel .
9:00 início da competição.
16:00 encerramento da competição.
19:00 chegada no hotel em Palmas.
1.3 - Premiação
1º - Prêmio 1
2º - Prêmio 2
3º - Prêmio 3

ART. 2: DA COMPETIÇÃO
2.1 – O torneio admitirá apenas a espécie de peixe Tucunaré.
2.2 – O método de pesca utilizado será do tipo “pesque e solte”.
2.3 – O torneio consiste em pesca embarcada utilizando barcos ou lanchas.
2.4 – A medição será feita pelo próprio pescador, por meio de gabarito próprio e comprovada com fotografia, sendo considerados apenas os 3 (tres) maiores peixes vivos.
2.5 – A largada da prova se fará com sinal sonoro.
2.6 – Poderão ser feitas fiscalizações antes e durante a prova.
2.7 – Os participantes receberão, no início da largada, uma identificação da dupla que deverá ser fixado no barco a fim de se facilitar a fiscalização.
2.8 – Os eventuais atrasos na partida, por culpa de alguma dupla, não invalida sua participação, uma vez que o prejuízo será da própria dupla.
2.9 – O local da prova será na cidade de Brejinho de Nazaré, localizada a 100 km de Palmas, no estado do Tocantins.
2.10 – Revogado.
2.11 – A dupla poderá medir todos os exemplares, porém, serão considerados válidos para a competição somente o somatório dos comprimentos dos 3 (tres) maiores peixes.
2.12 – A medição dos peixes será feita na própria embarcação.
2.13 – Após a medição, os peixes deverão retornar ao rio imediatamente, a fim de garantir sua sobrevivência.
2.14 – Serão considerados válidos para medição, exemplares com medida acima de 25 cm, portanto, exemplares de até 25 cm não serão considerados válidos.
2.15 – Os equipamentos permitidos serão:
a – linha de diâmetro livre;
b – varas, carretilhas e molinetes;
c – iscas, somente artificiais (não serão permitidas iscas naturais);
d – puçá para recolhimento do peixe ou Fish Grip.
2.16 – É obrigatória no dia da competição, a chegada da pescaria no mesmo local da largada.

ART. 3: DOS COMPETIDORES
3.1 – É de obrigação dos competidores:
a – fazer uso do colete salva vidas;
b – cumprir o regulamento;
c – realizar as medições e fotografar a medição;
d – acompanhar e assinar as anotações dos fiscais;
e – comunicar à organização qualquer irregularidade que venha a observar durante a competição.
f  - estar devidamente licenciado, pelo Ministério do Meio Ambiente, a prática de pesca amadora, apresentando a carteira de pescador.

3.2 – É vetado aos competidores:
a – ausentar-se do local da prova antes do término, sem autorização da organização;
b – abordar ou deixar-se abordar por outras embarcações que não sejam da organização, exceto em caso de emergência ou socorro;
c – usar redes, tarrafas, arpões, espinhéis, bicheiros ou qualquer outro material predatório de qualquer natureza;
d – jogar lixo nas águas do lago ou em suas margens.
3.3 – Será desclassificada a dupla que:
a – desacatar ou agredir competidores, organizadores e/ou autoridades;
b – transgredir quaisquer das regras contidas no regulamento.

ART. 4: DAS INSCRIÇÕES
4.1 – as inscrições poderão ser feitas através do e-mail associaçãoaeepa@gmail.com. Ou pela Secretaria da Agricultura de Brejinho de Nazaré
4.2 – cada equipe poderá inscrever até 2 pescadores;
4.3 – as equipes inscritas poderão ser masculinas, femininas ou mistas.
4.4 – caso um dos competidores não possa participar da prova, este poderá ser substituído desde que seja comunicado com antecedência à organização do evento.

ART.5: DA PREMIAÇÃO
5.1 – 3 (três) equipes  serão premiadas:
a – a dupla que capturar o maior peixe será premiada com um troféu mais um brinde.
b – a classificação será feita pelo maior comprimento total dos peixes;
c – em caso de empate, ganhará a dupla que tiver o maior peixe em comprimento.
d – persistindo o empate, será considerado o segundo maior peixe em comprimento, e assim sucessivamente.

ART.6: DAS DISPOSIÇÕES COMPLEMENTARES
6.1 – A programação ou o regulamento poderão ser alterados através de aditivos, o que será comunicado aos participantes com antecedência.
6.2 – A organização e autoridades não se responsabilizam por qualquer tipo de danos materiais ou corporais ocorridos com os participantes no decorrer do evento.
6.3 – Em caso de mau tempo (chuva, vento, tempestade) que impeça a realização do campeonato, o mesmo será cancelado.
6.4 – Os casos não previstos neste regulamento serão decididos pela comissão.
6.5 – Os participantes deverão ter conhecimento e estar em concordância com o conteúdo deste regulamento a fim de se realizar a inscrição.




ANEXO II – REGULAMENTO DO CONCURSO REI E RAINHA DOS JOGOS

I - DISPOSIÇÕES GERAIS
1-      Fica instituído por este regulamento o concurso para a escolha do casal de Rei e Rainha do Encontro de Qualidade de Vida Embrapa/FAEE Norte 2017, cujo objetivo é eleger um casal de atletas que atuarão como rainha e rei, durante todo o evento, tendo como atribuições:
Torcida, incentivar a interação entre as delegações, bem como apoiar na divulgação dos jogos.
                                                                                                                
II - SOBRE CANDIDATAS E CANDIDATOS:
1-      Cada delegação participante inscreverá um casal de candidatos;
2-      Somente poderão participar do concurso candidatas e candidatos EMPREGADOS ASSOCIADOS, sem limite de idade, regulamente inscritos na sua delegação como ATLETA em pelo menos uma das modalidades esportivas em disputa;
3-      As inscrições deverão ser feitas previamente através do email associacaoaeepa@gmail.com até o dia 31/08/2017, informando: Nome completo, idade, data de nascimento, função na empresa, e atividade esportiva desempenhada na delegação.
III – DOS CRITÉRIOS PARA ELEIÇÃO:
1      - A eleição do rei e da rainha será realizada a partir da atribuição de pontos aos seguintes valores máximos:
1.1   – Simpatia e Desembaraço (50 pts);
1.2   – Beleza física (10 pts);
1.3   – Desenvoltura e interação do casal no desfile (20 pontos);
1.4   – Vestimenta (10 pontos).
2 – Todos os candidatos serão previamente entrevistados e fotografados, para que se obtenha informações pessoais, que comporão o texto de apresentação das candidatas para a comissão julgadora;
3 – As informações pessoais referidas no item 2 dizem respeito à sua atuação na Embrapa, naturalidade e seus gostos pessoais tais como: time que torce, atividades esportivas, passatempo favorito, artistas e personalidades que admira, etc. bem como opinião sobre algum tema da atualidade;
4 – Durante o desfile e apresentação dos candidatos, todos os casais serão entrevistados para que respondam a umas das perguntas feitas, na entrevista prévia, para que a comissão possa atribuir a nota critério 1.
IV – Do Desfile
1 -  O desfile será realizado no dia 10 de setembro de 2017, durante o Baile de Gala.
2 -  Os candidatos deverão desfilar em traje social, adquiridos com recursos próprios. Fica facultado às AEEs patrocinar as despesas com cabelo aos candidatos e candidatas e maquiagem de suas candidatas em estabelecimento a ser indicado pela coordenação do evento, a fim de garantir a menção do nome do mesmo como apoio ao evento.
3 - O casal poderá apresentar uma música, preferencialmente que represente o ritmo musical do seu estado, que deseje ser executada como trilha sonora de seu desfile.
4 -  Da Premiação
4.1 – O casal vencedor do Concurso Rainha dos Jogos receberá faixa e uma premiação surpresa definida pela organização do evento;
V – Da Comissão Julgadora
1 – A comissão julgadora será formada por quatro pessoas convidadas pela coordenação do concurso. Sendo preferencialmente pessoas de trânsito pela cidade. Dentre as cinco pessoas convidadas, uma exercerá o papel de presidente da comissão e ficará responsável por, juntamente com o responsável pela comissão organizadora apurar as notas, proceder desempate caso necessário, e declarar o resultado do concurso;
2 – Não poderão fazer parte do corpo de jurados membros das delegações;
3 – Será considerado vencedor o casal que obtiver a maior pontuação dada no desfile, de acordo com os critérios mencionados no item 5;
4 -  Os casais classificados em segundo e terceiro lugar também serão anunciados;
IV – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
1 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo Coordenador da organização do concurso, em comum acordo com os presidentes das delegações participantes.
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário